Marketing Viral
Hotmart, WiseUp, Dropbox, Airbnb, American Express… o quê essas empresas têm em comum?
TODAS utilizam a estratégia de indicações para crescer. Funciona mais ou menos assim: Os primeiros clientes que aderem à campanha recebem um pequeno benefício para indicar outros possíveis clientes que também se cadastram e indicam outros possíveis clientes sempre em troca de algum benefício, que pode ser um desconto na compra de determinado item, um e-book, um corte de cabelo, uma bolsa de estudos, uma rodada grátis de chopp ou de pizza, por exemplo… enfim, a criatividade é o limite.
Não é sem razão que os grupos mencionados e muitos outros se valem desse tipo de ação para atingir um crescimento exponencial da sua base de clientes. A primeira grande razão é o envolvimento das pessoas com a marca, já que as marcas só prosperam se se relacionarem com as pessoas. A segunda razão é a econômica, já que esse tipo de marketing só necessita de um impulso inicial e se expande, viraliza. Daí ser denominado marketing viral ou de indicações, que dispensa os altos custos sempre exigíveis para os resultados positivos no tráfego pago.
O segredo do sucesso, porém, está na qualidade do bônus ou benefício oferecido em troca das indicações. Só vai funcionar a estratégia, se o cliente inicial perceber uma vantagem que o leve a ação.
Embora o marketing viral seja bastante utilizado nos Estados Unidos, ainda precisa avançar bastante no Brasil. E o mais curioso é que os grandes grupos econômicos, que poderiam gastar fortunas para consolidar os seus lucros, são os que mais têm se valido da estratégia para lucrar.
Você pode ter resultados, sim, sem precisar gastar fortunas. E a Bizzz vai ajudar.